sala das crianças menores a criança escolhe entre ficar na mesa ou tapete e na mesa se faz os
trabalhos de cordenação motira fina) , cercado de estantes com materiais lúdicos e pedagógicos
disponíveis para o manuseio da criança, onde ficam divididos os cantos : da matemática, da
ciência , etc.
Física e psiquicamente, a criança será motivada a exercer sob a influência de motivação
previamente programada. Importa que ela atue no sentido de sua capacidade de iniciativa,
criatividade, autodisciplina e iniciação e desenvolvimento na cultura ...
Neste método o aluno tem a liberdade necessária para selecionar os artefatos com os quais irá
trabalhar. Daí a extrema preocupação de Montessori em desenvolver os recursos didáticos mais
aptos a atrair a atenção do aprendiz e a lhe incentivar a recepção do conhecimento,
enriquecendo, assim, o processo educativo.
O método Montessori proporciona o ambiente adequado e os materiais mais interessantes para
que a criança possa se desenvolver por seus próprios esforços, no seu ritmo e seguindo seus
interesses.
Dentre as inúmeras atividades propostas pelo ambiente preparado, a classe Infantil propõese a
favorecer o desenvolvimento e a coordenação motora global e fina, através de atividades, na
manipulação de materiais sensoriais e de Vida Prática, que garantem um verdadeiro treino para o
exercício dos músculos e coordenação de movimento. Estimulam a
atenção e convidam à ação participativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário