quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Ambiente Preparado

Na metodologia montessoriana o professor dispõe os alunos em formato circular (em que na

sala das crianças menores a criança escolhe entre ficar na mesa ou tapete e na mesa se faz os

trabalhos de cordenação motira fina) , cercado de estantes com materiais lúdicos e pedagógicos

disponíveis para o manuseio da criança, onde ficam divididos os cantos : da matemática, da

ciência , etc.

Física e psiquicamente, a criança será motivada a exercer sob a influência de motivação

previamente programada. Importa que ela atue no sentido de sua capacidade de iniciativa,

criatividade, autodisciplina e iniciação e desenvolvimento na cultura ...

Neste método o aluno tem a liberdade necessária para selecionar os artefatos com os quais irá

trabalhar. Daí a extrema preocupação de Montessori em desenvolver os recursos didáticos mais

aptos a atrair a atenção do aprendiz e a lhe incentivar a recepção do conhecimento,

enriquecendo, assim, o processo educativo.

O método Montessori proporciona o ambiente adequado e os materiais mais interessantes para

que a criança possa se desenvolver por seus próprios esforços, no seu ritmo e seguindo seus

interesses.

Dentre as inúmeras atividades propostas pelo ambiente preparado, a classe Infantil propõe­se a

favorecer o desenvolvimento e a coordenação motora global e fina, através de atividades, na

manipulação de materiais sensoriais e de Vida Prática, que garantem um verdadeiro treino para o

exercício dos músculos e coordenação de movimento. Estimulam a

atenção e convidam à ação participativa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário