quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Maria Montessori

É considerada pelos pedagogos modernos uma das grandes inovadoras da pedagogia "centrada

na criança".

Esta nova visão de educação basea­se no conceito de pessoa ­ "ser em relação". Genuinamente,

a criança, ser inacabado, dotada de infinita riqueza potencial, de cujo desabrochar resulta o

autocrescimento, é rica em potencialidades que, se desenvolvidas, farão surgir um "novo

homem".

Seu trabalho, como educadora, começa a partir de um importante acontecimento. Como

assistente da Clínica Psiquiátrica da Universidade de Roma, Dra. Montessori dedicou­se ao

tratamento de crianças deficientes e defendeu a tese que, mais que um tratamento clínico essas

crianças necessitariam para recuperação, de um atendimento pedagógico. A partir daí, baseada

nos estudos de Itard e Séguin, médicos franceses, dá tal atendimento às crianças da Clínica, que

estas conseguem resultados surpreendentes, igualando­se, nos exames oficiais para escolas

públicas, às crianças normais. Este fato deixa a Dra. Montessori mais preocupada com a

educação de crianças normais, pois, pelo nível de sua formação, vê que elas, obviamente,

estavam sendo prejudicadas com os métodos de educação então vigentes.

É a partir dessa constatação que começa seu trabalho no campo educacional.

Oportunamente é convidada e aceita dirigir uma obra que seria então a primeira "Casa Dei

Bambini", entidade criada no bairro operário de San Lorenzo, para atender a crianças de 3 a 6

anos, as quais, em virtude de seus pais trabalharem o dia todo, eram por isso descuidadas.

É nesse trabalho que, com sua formação e espírito científico, reúne observações de crianças em

atividades espontâneas e delineia os princípios do sistema educacional que leva seu nome.

A partir da premissa de que a criança é capaz de autocrescimento, Dra. Maria Montessori propõe

condições de educação que sinteticamente são:

­ Ambiente preparado

­ Dinâmica de convivência e atuação

­ Preparação de educadores

O trabalho diuturno de observação da criança e posterior interferência nas condições do meio

ambiente, sobretudo para favorecer a atividade da mesma, chegaram a constituir matéria

publicada no livro "Pedagogia Científica". Foi a primeira obra de uma grande série publicada pela

Dra. Maria Montessori, sempre no sentido de como melhor favorecer o desenvolvimento integral

da criança.

"Ajude­me ó Deus, a penetrar no segredo da criança, a fim de que possamos conhecê­la, amá­la

e serví­la, segundo a tua lei de justiça e segundo a tua divina vontade."

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