É considerada pelos pedagogos modernos uma das grandes inovadoras da pedagogia "centrada
na criança".
Esta nova visão de educação basease no conceito de pessoa "ser em relação". Genuinamente,
a criança, ser inacabado, dotada de infinita riqueza potencial, de cujo desabrochar resulta o
autocrescimento, é rica em potencialidades que, se desenvolvidas, farão surgir um "novo
homem".
Seu trabalho, como educadora, começa a partir de um importante acontecimento. Como
assistente da Clínica Psiquiátrica da Universidade de Roma, Dra. Montessori dedicouse ao
tratamento de crianças deficientes e defendeu a tese que, mais que um tratamento clínico essas
crianças necessitariam para recuperação, de um atendimento pedagógico. A partir daí, baseada
nos estudos de Itard e Séguin, médicos franceses, dá tal atendimento às crianças da Clínica, que
estas conseguem resultados surpreendentes, igualandose, nos exames oficiais para escolas
públicas, às crianças normais. Este fato deixa a Dra. Montessori mais preocupada com a
educação de crianças normais, pois, pelo nível de sua formação, vê que elas, obviamente,
estavam sendo prejudicadas com os métodos de educação então vigentes.
É a partir dessa constatação que começa seu trabalho no campo educacional.
Oportunamente é convidada e aceita dirigir uma obra que seria então a primeira "Casa Dei
Bambini", entidade criada no bairro operário de San Lorenzo, para atender a crianças de 3 a 6
anos, as quais, em virtude de seus pais trabalharem o dia todo, eram por isso descuidadas.
É nesse trabalho que, com sua formação e espírito científico, reúne observações de crianças em
atividades espontâneas e delineia os princípios do sistema educacional que leva seu nome.
A partir da premissa de que a criança é capaz de autocrescimento, Dra. Maria Montessori propõe
condições de educação que sinteticamente são:
Ambiente preparado
Dinâmica de convivência e atuação
Preparação de educadores
O trabalho diuturno de observação da criança e posterior interferência nas condições do meio
ambiente, sobretudo para favorecer a atividade da mesma, chegaram a constituir matéria
publicada no livro "Pedagogia Científica". Foi a primeira obra de uma grande série publicada pela
Dra. Maria Montessori, sempre no sentido de como melhor favorecer o desenvolvimento integral
da criança.
"Ajudeme ó Deus, a penetrar no segredo da criança, a fim de que possamos conhecêla, amála
e servíla, segundo a tua lei de justiça e segundo a tua divina vontade."
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